Grupo SEG | Você sabe como funciona o serviço de portaria inteligente?

Blog

Você sabe como funciona o serviço de portaria inteligente?

   Algumas pessoas se perguntam, o que é portaria inteligente? Como funciona?  Você é uma delas? Se sim, iremos te ajudar a sanar algumas dúvidas mais frequentes. Boa parte dos síndicos, administradores, gestores de condomínios, empresas e alguns condôminos já estão bem familiarizados com esse termo e serviço. No meio de tanta inovação e novas demandas, as entradas e saídas de empresas e condomínios não podiam ficar de fora. Sistemas inteligentes abrem novas possibilidades em uma portaria, proporcionando novas soluções em segurança com mais, comodidade e redução de custos.

    Com o aumento da violência cresce a procura de empresas e condomínios em busca de um projeto de segurança sob medida que lhe ajudem a reduzir os imprevistos. A portaria inteligente consiste na junção da tecnologia e automação, dando uma nova “roupagem” ao modelo tradicional de uma portaria física proporcionando mais segurança, eficiência e agilidade ao processo por meios de mecanismos automáticos e inteligentes para abertura e fechamento de portas e portões. O sistema de gerenciamento de acesso remoto detém o controle da passagem de pedestres pelas eclusas e entradas e saídas dos veículos pelo portão de garagem. Na implantação do sistema todos esses pontos de acessos são gerenciados por uma central de monitoramento 24h. Para isso, é necessário que todos os moradores e funcionários forneçam seus dados pessoais para realização do cadastro de identificação de todos os usuários.

   Se for um condomínio é necessário informar a quantidade de pessoas que habitam na residência incluindo funcionários e veículos. Se for empresa ou indústria também segue o mesmo padrão. Cada morador ou colaborador da empresa recebe seu dispositivo eletrônico de acesso, como TAG, convites via QR Code ou controle veicular, ambos identificados e intransferível. O condômino ou responsável da empresa podem acessar as câmeras de segurança das áreas comuns do seu ambiente em tempo real pelo celular via aplicativo disponível para Android e IOS.

Segue algumas dúvidas frequentes quanto a utilização:

O acesso mudou, como faço para utilizar os comandos da minha nova “chave eletrônica” (TAG, QR Code e controle veicular) ?

O usuário ou funcionário aproxima sua “chave eletrônica”, ou seja, sua TAG ou seu celular para leitura do QR Code para acionar a abertura do portão. Esse dispositivo de aproximação fica na parede ao lado da entrada. Após a abertura do primeiro portão da eclusa, a porta fecha automaticamente num determinado tempo e é necessário acionar novamente para abertura da segunda porta. Quando for entrar com o veículo é só acionar o controle veicular ou comando remoto via celular apenas quando estiver bem próximo do portão da garagem por medidas de segurança.

Você deve estar se perguntando e, no caso de visitantes e prestadores de serviços, como devo proceder?

Além dos dispositivos inteligentes temos o interfone, quando a central de atendimento remoto é acionada, o operador realiza a identificação com ajuda das câmeras de segurança, solicita as informações necessárias e entra em contato com o responsável do local ou apartamento para liberação ou não. Lembrando que a empresa ou morador pode previamente liberar o acesso via aplicativo através do comando remoto ou através do envio do convite em QR Code para seus visitantes e prestadores de serviço, conforme cadastro e agendamento realizado previamente pelo condômino ou responsável do local via APP.

E agora, sem porteiro físico quem irá receber as minhas encomendas?

O prestador de serviço irá acionar o interfone, no qual, a equipe de atendimento remoto 24h irá obter as informações e entrará em contato com o responsável do local ou condômino para liberar o acesso ou alguém se deslocar até a portaria para realizar a retirada. Caso não tenha ninguém no local, em sua maioria, o zelador é que fica responsável para receber as encomendas. Alguns locais possuem uma área reservada para guardar os recebidos. Essa é uma questão que varia de acordo com as normas e regras de segurança do local. Uma outra solução é adquirir locker inteligente para recebimento de encomendas controlados através de aplicativo pelo seu smartphone. E o melhor, pode ser integrado ao sistema de portaria inteligente. Algumas locais optam pela portaria híbrida, em que mescla o atendimento físico do porteiro e atendimento remoto.

Qual suporte que tenho ao contratar o serviço de portaria inteligente?

Além do gerenciamento e registro de acesso das pessoas ao local, ao contratar o serviço de portaria inteligente do GrupoSEG você conta com um suporte de uma equipe especializa e própria para atender seu chamado. O seu ambiente será monitorado por uma central de monitoramento 24h por dia, 7 dias por semana. Você também contará com uma equipe de apoio tático de ronda que são posicionadas em pontos estratégicos. Caso necessário a equipe de patrulha se desloca até o local e se for preciso o serviço de emergência é acionado. Tudo é monitorado por câmeras de segurança (CFTV) em todo o perímetro do seu ambiente. Se a portaria apresentar alguma intermitência em seu sistema um porteiro é enviado ao local até que o técnico regularize a situação.

    Acima citamos algumas dúvidas mais recorrentes sobre portaria inteligente em relação ao funcionamento. Diante as novas demandas, surgem soluções inteligentes para atender os desafios atuais. Investir num projeto de segurança para sua portaria é um meio de também reduzir as despesas, implementar novas ações de melhorias e garantir o bem estar das pessoas. E o mais importante, o objetivo só será alcançado se tiver a participação e envolvimento de todos para o cumprimento das regras de segurança. Você síndico ou administrador de uma empresa, aproveita e garanta sua visita sem custo com um de nossos consultores do GrupoSEG e obtenha um projeto de segurança sob medida para sua empresa ou condomínio. Não perca tempo, estamos te esperando.

#PortariaInteligente #ProjetodeSegurança #SistemasInteligentes #SoluçõesemSegurança



Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.