Qual a diferença entre portaria presencial, remota e híbrida?

Qual a diferença entre portaria presencial, remota (inteligente) e híbrida?

Você síndico, gestor de um condomínio ou empresa, sabe que a portaria tem uma função importantíssima no controle de acesso de quem entra e sai de um condomínio ou empresa. Em meio a tantas transformações tecnológicas essa área não poderia passar despercebida. Diante aos novos comportamentos e necessidades, surgem soluções que vão além do tradicional para esse ambiente, visando promover novas soluções aos desafios e anseios do dia a dia.

     Hoje vamos falar sobre três tipos de modelos de portaria para você, que vai do tradicional ao tecnológico. Para cada perfil de ambiente você tem a possibilidade de escolher a alternativa que mais se adequa as necessidades do seu espaço.

  1. Portaria Presencial

    Esse modelo de portaria é o mais convencional. O ambiente precisa de um apoio um porteiro físico no local. A sua função é gerenciar as entradas e saídas de pessoas e veículos, atender o interfone, telefone, receber as encomendas, visitantes, prestadores de serviços, registrar as ocorrências e operar o sistema de CFTV (circuito fechado de TV). Esse colaborador acaba prestando também aquela “mãozinha” aos moradores quando precisam de um auxílio. Sendo uma das maiores vantagens da portaria presencial, o relacionamento “face a face”, principalmente para o público da terceira idade. Nesse tipo de serviço o síndico ou administrador precisam contratar mais de um funcionário, por conta da troca de turnos (plantões).

2. Portaria Remota (inteligente)

   Já nesse formato o ambiente conta com a integração da tecnologia, sistema inteligente e automação. Nesse modelo a portaria inteligente é controlada por uma central de monitoramento 24h por dia, 7 dias por semana ininterruptamente.

Nesse tipo de serviço não é necessário a presença de um porteiro físico. O controle de acesso de todas as entradas e saídas de pessoas e veículos são gerenciados por  operadores remotos à distância através de câmeras de segurança. Todo esse gerenciamento é centralizado em um único local conforme a empresa de segurança eletrônica contratada.

    Cada morador ou colaborador da empresa recebe sua “chave eletrônica” de acesso identificado e intransferível, TAG, convites via QR Code, controle veicular ou identificação através de reconhecimento facial.

Os benefícios da portaria vão além do gerenciamento de acesso, proporciona uma maior comodidade, gestão do ambiente, segurança e principalmente 60% na redução de custos. A redução das despesas ocorrerá pelo fato que não haverá necessidade de contração de mão de obra física para operar o ambiente, nem haverá despesas de adicional noturno e nem aquela preocupação sobre o que fazer caso o colaborador venha adoecer ou faltar. Essa responsabilidade ficará com a empresa segurança eletrônica contratada.

   A central de monitoramento a distância contará uma equipe especializada disponível 24h por dia, 7 dias por semana, atentos a qualquer chamado ou eventualidade. Caso algo fuja do padrão, após verificação das câmeras ou alarme acionado, a central segue o protocolo de segurança pré-estabelecido. Se precisar, um apoio tático de ronda se desloca até local e aciona a polícia.

Se ocorrer algum tipo de intermitência, algumas empresas de segurança eletrônica oferecem o suporte de uma equipe de manutenção, podendo ocorrer o envio de um porteiro físico até que o sistema ou energia seja restabelecido.  As câmeras das áreas comuns, tanto o morador ou gestor da empresa tem a comodidade de acessar em tempo real através do celular. Ao receber visita é só enviar um convite via QR Code, cadastrar os dados para acesso via reconhecimento facial ou ao chegar é só acionar o interfone no local. Ao apertar o dispositivo a pessoa será atendido por um operador a distância que realizará o contato com o condômino para liberação ou não.

3. Portaria Híbrida.

   Alguns condomínios ou empresas operam a portaria de forma híbrida, ou seja, nesse formato ocorre uma mescla entre a portaria tradicional (apoio físico no local) e a portaria remota (gerenciamento a distância). Nesse tipo de serviço o ambiente terá um suporte físico de um porteiro em determinados horários e ao se ausentar ou encerrar o turno entra em “cena” o operador a distância (segurança eletrônica especializada). Em sua maioria esse tipo de serviço é contratado quando:

  • Os condôminos precisam de uma implantação gradativa para se familiarizar com o sistema diante algumas resistências.
  • Quando uma empresa ou condomínio possuem um fluxo maior de pessoas e carros em horário comercial. Sendo assim, após o horário a responsabilidade da portaria fica com a central de monitoramento 24h a distância, sem necessidade de troca de turnos ou apoio físico no local.

          Agora que você já sabe a diferença entre cada formato de portaria citado acima. Sendo assim, será mais fácil de observar em seu dia a dia se o modo que você opera atualmente está condizente com a necessidade e ao perfil do seu ambiente. Para que esse olhar possa ser mais assertivo, você poderá contar com nossa ajuda. Temos um time de especialistas na área que te dará todo o suporte e irá elaborar um projeto de segurança sob medida para seu ambienteAgende agora uma visita sem custo e saiba mais. Aguardamos você!

 

 

Conheça o nossos planos

Gostou do artigo #compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe sua opinião

GrupoSEG

Líder no mercado de Segurança e Serviços no Nordeste

Fale Conosco

Últimas postagens

Leia Também

Inscreva-se Em nossa Newsletter

Não perca novas atualizações em seu e-mail

Rastreamento

Acesse o Sistema

Web Alarme

Acesse o Sistema

Conta:

Senha:


Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Iniciar Conversa
1
💬 Posso ajudar?
Olá 👋, Vi que está navegando em Qual a diferença entre portaria presencial, remota e híbrida? - GrupoSEG,
Se preferir nos chame por aqui. Estamos prontos para te atender!