Tudo muda em fração de segundos. A cada avanço tecnológico, novas demandas surgem em diversos segmentos. Consequentemente, essas inovações transformam o comportamento, a rotina e mercado de trabalho. Assim, novos produtos e serviços demandam habilidades a serem desenvolvidas. Trabalhos manuais cedem espaço para a tecnologia, que automatiza processos e otimiza recursos. Nesse cenário, a segurança condominial não fica de fora. A portaria remota está aí, para evidenciar essas transformações.
Dê espaço para novas habilidades
Embora as mudanças causem aquele friozinho na barriga, a adaptação é crucial. Nessa transição, iremos sempre encontrar grupos de pessoas que irão se adaptar e e aqueles que “abraçam” a resistência. A evolução significativa acontece em nossa história, sinalizando uma nova rota aos “moldes tradicionais”. Diante essas novas necessidades é preciso encontrar soluções que acompanhe o ritmo do mercado.
O futuro do mercado de Portaria Remota
Tradicionalmente, o porteiro controla as entradas e saídas de pessoas e veículos em condomínios. No entanto, a automação predial atende às novas demandas de segurança e otimização. Segundo um estudo de Oxford a tecnologia pode extinguir 700 ocupações na próxima dpecada , datilógrafos, perfuradores de cartões, inúmeras profissões do passado foram extintas e novas surgiram.
A tecnologia busca soluções gerando eficientes, cômodas e otimizadas. No entanto, na portaria condominial, a segurança e eficiência é a chave da questão. Com o crescimento do sistema de portaria inteligente, novas possibilidades de atuação surgem para quem atua na área. Conforme a Abese a segurança eletrônica cresceu 13% registrado em 2020, e a expectativa é de expansão.
Novas oportunidades de atuação e adaptação
A Associação Abese informa que 34,5% das empresas que atuam com portaria remota dão suporte na requalificação dos porteiros. Assim. eles migram para a área técnica, de manutenção, operação ou suporte a portarias híbridas. Por exemplo, alguns condomínios atuam de forma híbrida. Nessa modalidade eles permanecem com portaria convencional no horário comercial e durante a noite, a responsabilidade dica com a central de monitoramento 24 horas. Esse modelo facilita a adaptação para implementação do serviço de portaria remota no ambiente.
Diversas mudanças acontecem, o “caminho das pedras”, é se atualizar e se preparar. A portaria remota nos mostra que independente do segmento, a automatização revoluciona diversos segmentos. A cada mudança tecnológica e no mercado, surgem novas oportunidades para se reinventar.