Decoração também é assunto de segurança eletrônica

Publicado em 3 de junho de 2020
Lorem Ipsum

Hoje a gente quer abordar um tema interessante: decoração. Opa! Deve ser engano. Afinal, qual a relação direta entre decoração e segurança eletrônica?

Vamos lá: seu estabelecimento comercial é físico, você está funcionando mesmo em tempos de pandemia, pois seu produto está na categoria dos essenciais, e você resolveu dar uma cara mais romântica e entrar no clima de Dia dos Namorados. 


Então, enche a loja de lindos pendentes ou balões em formato de coração e... disparos de sirene de alarme começam a ocorrer constantemente. Sim, a responsável pode ser a decoração. Se sua loja é protegida por segurança eletrônica e possui sensores de alarmes, é importante saber o campo de atuação deles para que o balanço do que for pendurado não estimule os sensores.

“Os disparos ocasionados por decoração são muito comuns nos períodos de carnaval e São João”, conta o supervisor de projetos em segurança eletrônica do GrupoSEG, Antônio Oliveira.

O evento chega para a central de monitoramento, as sirenes já dispararam e, ao chegar ao local, a equipe técnica descobre que um pendente do teto ou do topo da loja foi o evento que passou pelos sensores. “Tivemos um evento recente sobre isso na Região Metropolitana do Recife, com decoração para o Dia dos Namorados”, acrescenta Oliveira.

Um projeto de alarmes monitorados divide os ambientes a serem protegidos em zonas numeradas, que correspondem aos locais onde estão posicionados os sensores. Exemplo: zona 10, zona 15, zona 18... E aí, quando a equipe chega ao local, identifica que o evento partiu da zona 14, exatamente o local que acabou de ser enfeitado.

Quando esse tipo de evento ocorre, a solução imediata é retirar a decoração do campo de atuação dos sensores de alarmes. Mas não precisa encarar com frustração: o gestor da loja pode saber previamente onde os sensores estão instalados e orientar a equipe responsável pela sinalização e decoração as áreas que não devem ser utilizadas com este fim.

Assim, seu estabelecimento vai continuar em segurança e também poderá ficar mais bonito com as respectivas datas comemorativas.


#segurançaeletrônica #GrupoSEG #25anos #decoração #diadosnamorados #saojoao #segurança

Compartilhar: