Sair de casa para alguns já é o suficiente para já sentir o “gosto amargo” da insegurança. Os relatos de pessoas próximas, notícias, e/ou, alguma recordação de violência já vivida, só aumenta esse sentimento. A insegurança invade lugares onde menos imaginamos. Já o comércio e lojas, são alvos cobiçados. Para resguardar seu patrimônio e pessoas, investir em medidas de prevenção é um dos caminhos para reduzir as vulnerabilidades e imprevistos.
Comerciantes que já vivenciaram algum tipo de violência em seu estabelecimento sabe que estamos falando. A grande maioria só toma alguma providência depois do ocorrido. Ao passar a mão na cabeça e visualizar os estragos, boa parte dos donos e empreendedores vão em busca de ajuda para encontrar meios que proporcione mais segurança ao seu comércio. Um ambiente que não garante proteção é comum ter funcionários amedrontados, clientes desprotegidos e os seus bens à mercê do risco.
7 dicas de segurança para seu comércio
Levamos em consideração os aspectos pessoais, comportamentais e do ambiente.
1. Contrate uma empresa de segurança eletrônica especializada
Ao contratar esse tipo de serviço você terá a vantagem de ter um projeto sob medida para seu ambiente e entorno. Não pense que comprando um kit de sistema de segurança já aumentará sua proteção. É importantíssimo ter um suporte profissional capacitado para avaliar cada área do seu ambiente e identificar os pontos vulneráveis que precisam ser monitorados.
2. Melhore sua infraestrutura
Boa parte das pessoas pensam que um lugar todo fechado e sem visibilidade é motivo de segurança. O correto é, quanto maior a visão de fora para dentro e vice-versa, melhor. Quando você obstrui, o criminoso tem a sensação de que ninguém está vendo sua ação. Por exemplo, muro alto, a posição de displays, faixas ou adesivos de propaganda dentro, ou em frente à loja e a posição das gôndolas podem atrapalhar a visão da área. Outros pontos também precisam ser estrategicamente posicionados, como os caixas, portas de entrada, onde se guarda dinheiro, estoque e banheiros.
3. Adquira sistemas inteligentes de segurança
Reduza os índices de imprevistos e vulnerabilidades do seu ambiente e fuja dos prejuízos. Ao investir em sistemas inteligentes para proteção do seu comércio, seja através de câmeras de segurança (CFTV) e sistema de alarme, seu ambiente será monitoramento 24h por dia, 7 dias por semana interruptamente. Caso alguma movimentação estranha seja detectada o alarme é acionado, a central recebe o sinal de alerta e operadores seguirão com o protocolo de segurança pré-estabelecidos. Caso necessário, a equipe tática se desloca até o local e o serviço de polícia é acionado.
4. Estabeleça uma cultura preventiva com seus colaboradores
É fundamental orientar e treinar toda equipe sobre a importância da cultura preventiva para segurança de todos e do ambiente. Saber identificar um evento fora do padrão, se prevenir e como agir para manter a calma em caso de ocorrência. É importante também estar atento na hora de abertura e fechamento da loja. Esses são alguns pontos que ajudam na redução de imprevistos e garante mais segurança do patrimônio, colaboradores e clientes.
5. Crie pontos estratégicos
Numa situação de furto ou assalto, os meliantes costumam ter comportamentos quase parecidos em suas abordagens. É bom ficar atento sobre as novas brechas de segurança e comportamentos desses eventos. Lembre-se, eles também se atualizam diante as novas barreiras encontradas. Com essa observação, você posiciona o botão de alarme ou deixar um celular reserva em algum ponto estratégico do ambiente. A equipe também pode criar um código de segurança para caso precise sinalizar alguma eventualidade fora do padrão.
6. Cuide do seu entorno
O entorno é um ponto que carece de atenção. Se atentar para áreas escuras e busque uma solução para deixar mais iluminado. Não deixe de lado a questão da iluminação pública, em caso de alguma localidade escura sinalize a operadora responsável de sua cidade. Preste atenção aos pontos que podem ser facilitadores de intrusão para os meliantes, por exemplo, árvores, se tiver, realizar a poda dos seus galhos, edificações como marquise, muros ou grades. Não deixe esses detalhes passar despercebidos.
7. Registre a ocorrência.
Pelo noticiário percebemos que o índice de violência cresce constantemente e ainda tem dados que não são registrados. Em algum momento você já deve ter escutado bastante da polícia: “as pessoas em sua maioria não fazem o boletim de ocorrência”. Um dos motivos que geram esse comportamento após o ocorrido é achar que é perda de tempo, por perceber que foi tentativa de intrusão sem sucesso, o produto furtado é de baixo valor, medo, etc. Lembre-se, é fundamental cada um fazer a sua parte e registrar a ocorrência. Através dele você evidenciará algo e dará embasamento sobre os eventos que costumam acontecer em uma determinada área. Isso “acenderá” um alerta para as autoridades de segurança tomarem alguma providência na localidade.
Ao seguir as estratégicas de prevenção em seu comércio e buscar ajuda de uma empresa especializada em segurança eletrônica, você diminui as vulnerabilidades e resguarda seu ambiente e pessoas. Quanto mais seus clientes se sentirem seguros, melhor. Essa percepção do cuidado com os detalhes poderá refletir no aumento das vendas e demais pontos. Se prevenir não é um gasto, e sim, um investimento para reduzir os riscos que porventura pode ocorrer. A segurança se tornou a “moeda” da vez. Não deixe de lado algo que todos anseiam no momento, a tranquilidade.
Agende agora mesmo sua visita e providencie a segurança que seu comércio necessita.