Você já pensou comprar e instalar por conta própria seu sistema de alarme para sua residência ou empresa? Algumas pessoas acreditam que ao montar seu sistema de segurança irão economizar e garantir mais proteção. Porém, cada dispositivo ou produto tem suas particularidades e cada ponto do seu ambiente suas vulnerabilidades. Se não tiver suporte adequado, o investimento poderá trazer prejuízos.
Antes de você dar esse passo, queremos ajudar você a compreender o que é uma central de alarme e entender as diferenças entre uma central de alarme não monitorado e central de alarme monitorado. Dessa forma você terá mais conhecimento sobre o assunto e encontrará uma solução assertiva para sua necessidade.
O que é uma central de alarme?
Uma central de alarme é equipamento mais importante do seu sistema, é a base operacional que recebe as informações. Ele monitora o funcionamento adequado de todos os equipamentos instalados no sistema. Ela coleta informações dos sensores, teclados, curto-circuito, detecta falhas na fiação, e em caso de irregularidade gera um evento (informação em código enviado a central) informando o ocorrido.
Existe dois tipos distintos de central de alarme:
Central de alarme não monitorado
É um sistema eletrônico com a função de alertar o proprietário sobre uma eventual sabotagem ou invasão. Ao ser acionada por sensores, caso haja alguma tentativa de intrusão em uma determinada área, a central emite um sinal de alerta. Neste caso, o sinal é direcionado para o responsável do local. A verificação da ocorrência e tomar as providências é de responsabilidade do proprietário. Se tiver distraído poderá perder o sinal de alerta recebido.
Central de alarme monitorado
Já as centrais de alarme monitorado possuem o serviço de monitoramento 24h por dia, 7 dias por semana. Neste caso, a empresa de segurança eletrônica contratada ficará responsável em acompanhar e verificar os sinais de alerta recebido pela central. Há um time apostos diariamente para atender ao seu chamado.
Quando a central detecta uma suspeita de invasão, os sensores são acionados e o alerta é direcionado para o cliente e o software de uma empresa de monitoramento. Ao receber a notificação, o operador entrará em contato com o responsável ou outra pessoa presente na lista de contato e avisa ao cliente sobre ocorrência. Caso necessário o atendimento tático posicionados em pontos estratégicos se desloca até o local e a polícia é acionada. Lembrando que cliente também tem acesso ao seu sistema de alarme, e o melhor, com toda comodidade pelo celular de onde estiver.
No mercado é possível encontrar uma infinidade de equipamentos e sistemas inteligentes de segurança disponível para venda. Porém, cada dispositivo possui suas características e sua residência ou empresa necessidades. Cada área demandará soluções e equipamentos diferentes, conhecimentos específicos sobre equipamento mais adequado, posição, altura de instalação, forma de detecção, programação (ajustes) e suporte técnico. Para que seu sistema de alarme garanta a segurança que você precisa é importante ter o suporte de uma empresa que entende do assunto.
Você também tem a possibilidade de agregar ao seu sistema de alarme demais serviços, como sistema de câmeras (CFTV), videomonitoramento, controle de acesso entre outros.
Saiba mais sobre o assunto. Fale agora com um de nossos consultores Contamos com soluções inteligentes para cada ambiente da sua residência, condomínio, empresa ou indústria, garantindo a segurança que você precisa.