Frequentemente ouvimos a frase “a tecnologia está acabando com os empregos”. No entanto. a evolução faz parte do processo natural. Afinal, a cada nova era, atualizações transformam nosso comportamento, costumes, economia e o mercado de trabalho. Assim, novas demandas impulsionam o surgimento de mercados, soluções e estilo de vida inovadores.
Transformações advindas através das revoluções industriais
Enquanto alguns veem a mudança com dúvidas, outros abraçam como oportunidade para inovação e otimização. Para entender essa evolução, vamos analisar as revoluções industriais
- Primeira Revolução Industrial (século XVIII): máquina a vapor e energia hidráulica substituem o trabalho manual e agrícola.
- Segunda Revolução Industrial (século XIX): as novas fontes de eletricidade e química impulsionam a produção em larga escala, com menor custo e tempo.
- Terceira Revolução Industrial (século XX): eletrônica e informática automatizam indústrias e processos.
- Quarta Revolução (atual): inteligência artificial, big data, robótica, internet das coisas transformam o mercado.
Adaptação é a chave para o futuro do trabalho
Sem dúvida, a quarta revolução impactou o mercado de trabalho de forma significativa. Nesse sentindo, inovação, conectividade e eficiência tornam-se essenciais. Portanto, empresas e funcionários precisam se adaptar às mudanças. Hoje a tecnologia faz parte do nosso dia a dia. Basta você acordar e, já estará consumindo a tecnologia. Desde o smartphone, aplicativos, sistema de câmera de segurança, casa inteligente, entre outros.
Tecnologia e o mercado de trabalho
Segundo Madalena Feliciano, gestora de carreiras, “com o advento das tecnologias, o mundo todo foi alvo de transformações. E, no que se refere ao mercado de trabalho, não foi diferente”. Além disso, a Abese informa que 62% das empresas têm vagas abertas e 28% planejam contratar. No entanto, a falta de profissionais qualificados é um desafio.
O que é Skills?
São habilidades essências para o sucesso profissional. Assim, as soft skills são as capacidades agregadas ao longo da vida através dos conhecimentos adquiridos. Já hard Skills se refere ao conhecimento e habilidades técnicas e práticas. A seguir, apresentamos as 10 skills mais requisitadas.
10 soft skills mais valorizados em 2025
Comunicação e escuta ativa;
Inteligência emocional;
Orientação a resultados;
Resiliência;
Agilidade;
Pensamento crítico;
Tomada de decisões;
Negociação;
Flexibilidade.
O mercado está cada vez mais exigente. A qualificação e adaptação são fundamentais para se sobressair . Afinal, as inovações tecnológicas revolucionam cada dinâmica em nossa rotina. Para você não ficar de fora, busque aprender novas habilidade e abrace as oportunidades.